Projeto de Modelismo - Guerra do Chaco Boreal (Papelmodelismo) - Apresentação
Projeto de Modelismo - Guerra do Chaco Boreal (Papelmodelismo) - Apresentação

A Guerra do Chaco foi um conflito territorial entre a Bolívia e o Paraguai, travado de 1932 a 1935, pela disputa da região inóspita do Chaco Boreal. Alimentada por uma suposta descoberta de petróleo e pela necessidade da Bolívia de obter uma saída para o mar via Rio Paraguai, a guerra foi a mais sangrenta da América do Sul no século XX, com aproximadamente 90.000 mortos. O conflito terminou com a vitória paraguaia, que ficou com a maior parte do território, e com as reservas de petróleo nunca encontradas.

O conflito foi um laboratório de armas vendidas pelas então potencias ocidentais da época (França e Inglaterra) e foi um choque de concepção de tática militar: o exército Boliviano controlado por generais alemães contratados com mentalidade prussiana e estática, apostando em pontos forte (fortins e trincheiras) e o exército Paraguaio controlado por generais russos czaristas fugidos da Revolução Russa e da derrota na guerra civil que se seguiu, com táticas inovadoras e modernas apostando na mobilidade mecânica. (Uso de infantaria mecanizada com extenso uso de caminhões e uso tático do poderio aéreo).

Os Paraguaios com uma força militar bem menor foram os grandes vencedores pelo uso de melhores táticas de combate, levando mais de 80% da área conquistada, mas o custo da vitória na guerra mesmo hoje em dia é difícil de mensurar, já que o conflito consumiu as fracas economias de ambos os países, especialmente do Paraguai que não tinha ainda completamente se recuperado da guerra contra a Tríplice Aliança.
Assim esse projeto nasce com a ideia de cobrir modelísticamente os aviões e veículos blindados utilizados neste conflito que ainda é pouco conhecido, e que envolve vários marcos como a realização do primeiro dogfight entre nações inimigas no sul da América do Sul. O meio é o papel modelismo e a escala a 1/100, trabalhando com modelos do tema (os poucos que existem) assim como repinturas digitais e conversões.
Comentários
Postar um comentário