Projeto de Modelismo - Guerra do Chaco Boreal (Papelmodelismo) Airco DH-9 - Papermodel 1/100
O Airco DH-9 foi um projeto de bombardeiro tático inglês desenvolvido ao final da I Guerra Mundial sendo empregado no último ano deste conflito pela RAF. Após a guerra foi amplamente utilizado tanto pelos ingleses como por um sem número de países com diferentes versões e motorizações, versões locais foram produzidas na URSS (Polikarpov R-1) e na Espanha (Hispano DH-9) com motores diferentes sendo os Hispano DH-9 ainda foram utilizados na Guerra Civil Espanhola em 1936!
Na América Latina vários países usaram militarmente o DH-9, entre eles a Bolívia durante os anos de 1920, com duas aeronaves equipadas com motores Puma que modificavam consideravelmente o perfil do nariz.
O "Cuerpo Aéreo Militar y Departamiento de Pilotos" (O antigo nome da Força Aérea Boliviana) adquiriu dois aparelhos em meados da década de 20 usados de excedentes da RAF, nas minhas fontes de consulta não existem registros fotográficos destes aparelhos, a não ser o fato de quem foram matriculados como AM-1 e AM-2 e pelo menos um deles foi equipado com flutuadores.
O tipo é significativo por que no início dos atritos de fronteira entre a Bolívia e o Paraguai entre 1928 e 1930 os DH-9 foram usados para reconhecimento da região do Chaco para observar os movimentos das tropas paraguaias e em 1930 foram usados para fustigar as tropas deste país num incidente de fronteira.
Já não estavam em operação em 1932 devido a fragilidade geral do modelo e sua construção em madeira e tela e se desconhece o destino final das duas máquinas, pois ao estourar o conflito eles já não constavam na ordem de batalha dos Bolivianos.




















Comentários
Postar um comentário